Póvoa de Santa Iria

Apoio essencial à indústria portuguesa

  Sodium_Chlorate03-Portugal Click to enlarge
Presente em Portugal desde 1934, a Solvay opera as suas actividades industriais na fábrica de Póvoa de Santa Iria (concelho de Vila Franca de Xira). 

A Solvay posiciona-se entre os produtores da química de base em Portugal e orienta hoje a sua actividade para dois produtos:

  • Peróxido de hidrogénio, vulgarmente conhecido por água oxigenada, produto destinado ao branqueamento da pasta de papel e de fibras têxteis, tratamento de efluentes líquidos e gasosos, desinfecção industrial e hospitalar, descontaminação de solos, cosmética e extracção e recuperação de metais preciosos.
  • Clorato de sódio, utilizado no branqueamento da pasta de papel.
logo-iso-2015A Solvay empenha-se na optimização contínua dos seus processos, para melhorar a sua produtividade e competitividade, e assegurar aos clientes o fornecimento de soluções de alta qualidade.
Na busca destes objectivos, a gestão orienta-se para a excelência - a Solvay Portugal encontra-se certificada segundo os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2008 | IQnet ISO 9001:2008 - e a inovação tecnológica.
Selo APQuimicaA Solvay compromete-se com um desenvolvimento sustentável, na procura de respostas eficazes a questões como a protecção do ambiente, a gestão racional dos recursos naturais e a eficiência energética. Por isso, introduziu sistemas de autocontrolo de emissões; procede à eliminação adequada de resíduos, através de tratamento e separação; obteve, em 2008, a Licença Ambiental PCIP para o conjunto das instalações industriais; e dispõe de um sistema de gestão ambiental segundo a norma ISO 14001:2012 | IQnet ISO 14001:2004.
A Empresa assume a Segurança como sua primeira prioridade, comportamento reflectido na certificação do seu sistema de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho pela norma OHSAS 18001:2007 / NP 4397:2008 | IQnet OHSAS 18001:2007. Garante, assim, adequada formação nesse domínio a todos quantos exercem a sua actividade na Fábrica.

Como estabelecimento de nível inferior de perigosidade, no que se refere à Directiva Seveso, a Empresa possui um sistema de gestão com medidas adequadas de prevenção face a acidentes graves envolvendo substâncias perigosas. Para cumprimento do artigo 30.º do Decreto-lei n.º 150/2015, de 5 de Agosto, a Empresa disponibiliza a seguinte informação.

Provenientes de outras fábricas do Grupo, comercializamos também no mercado português:

  • Carbonato de sódio (leve e denso), com aplicações na indústria vidreira, pasta de papel, indústria química, metalurgia, têxteis, sabões e detergentes, indústria alimentar e tratamento de águas.
  • Bicarbonato de sódio, fundamental à indústria alimentar (levedura e bebidas gaseificadas) e à alimentação animal (gado bovino e suíno), depuração de emissões gasosas, indústria farmacêutica (dentífricos, cartuchos de hemodiálise, comprimidos efervescentes), sabões e detergentes, indústria química e agentes extintores.
  • Cloreto de cálcio, produto essencial nas indústrias alimentar e de refrigeração, entre outras.

Compromisso com um desenvolvimento sustentável

Os temas relacionados com uma actuação responsável e um desenvolvimento sustentável significam para a Solvay uma forma de estar. É assim que, há mais de 20 anos, a Solvay desenvolve um sistema de gestão que visa aperfeiçoar as suas práticas, de uma forma articulada e progressivamente integrada com outros aspectos relevantes para os seus processos e para as partes interessadas, designadamente a qualidade, o ambiente, a segurança e a saúde.

Através da sua Política do Sistema de Gestão, a Solvay demonstra o compromisso em garantir a compatibilidade entre o desenvolvimento das suas actividades e as expectativas das suas partes interessadas.

A unidade de peróxido de hidrogénio tem por objecto o desenvolvimento experimental de substâncias químicas e respectivos processos de fabricação, em particular de produtos peroxidados, e assume papel crucial como mother plant para o peróxido de hidrogénio.

Plataforma de I&D, esta unidade conduz permanentemente, na Póvoa, ensaios industriais de grande importância para o Grupo, visto os resultados serem extrapolados para as megafábricas existentes ou em construção no mundo – Bélgica (Antuérpia), Tailândia e Arábia Saudita.

Por outro lado, a unidade de produção de clorato de sódio, integrada com a primeira, constitui-se como fornecedor de matéria-prima fundamental para o processo do peróxido de hidrogénio, além de ela própria funcionar como um apoio essencial à indústria portuguesa da pasta e papel. De resto, localiza-se na Póvoa de Santa Iria o centro de conhecimento do Grupo sobre este processo de produção. 

O sucesso das actividades desenvolvidas no complexo industrial Solvay só é possível graças à competência e dedicação dos homens e mulheres que nele trabalham – cerca de 70 pessoas altamente qualificadas, a que se juntam, de modo permanente, mais algumas dezenas de colaboradores externos.

As relações de trabalho, guiadas por um Código de Conduta, baseiam-se na confiança e no respeito mútuo, e são realizados inquéritos de satisfação para conhecer a opinião das pessoas.

A Solvay é uma organização aberta ao diálogo e bem integrada no ambiente urbano. Recebe com frequência a visita de estudantes dos ensinos secundário e universitário, e mantém parcerias com universidades e institutos de investigação para a realização de estágios curriculares e de pós-graduação.

Solvay Business Park

  Business-Park Click to enlarge

No seu perímetro industrial, a Solvay está a desenvolver um Business Park, iniciativa que se assume como plataforma de inovação e sustentabilidadena promoção de projectos com futuro.  

O empreendimento tem por objectivo explorar o enorme potencial que os espaços e infra-estruturas disponíveis apresentam para o estabelecimento de novos negócios.

As autoridades nacionais e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apoiam inequivocamente a ideia. Trata-se de um projecto relevante para a economia do País e estruturante para o concelho, nele se reconhecendo mérito e condições para a criação de valor e a geração de novos empregos qualificados.

As características do novo Business Park são ideais para a instalação de unidades produtivas ou de prestação de serviços. A começar pela localização, a 15 km apenas de Lisboa, e pela proximidade ao aeroporto internacional, aos portos fluviais de Lisboa e de Setúbal e ao terminal multimodal de Bobadela. 

As acessibilidades são excepcionais, tanto para o transporte de mercadorias como para as pessoas: auto-estrada A1, via rápida IC2, comboio (linha do Norte, com estação na Póvoa de Sta. Iria) ou autocarro (terminal mesmo junto à Solvay).

O Parque dispõe de sete hectares de terrenos infra-estruturados e, também, de instalações prontas a ocupar, como naves, armazéns ou escritórios prontos a utilizar.

Solvay Business ParkAs utilidades estão mesmo à mão: água industrial e desmineralizada, ar comprimido, vapor, acesso a fontes de energia... E o Business Park beneficia da oferta de serviços comuns, tais como um amplo refeitório, sala VIP, salão para eventos, posto médico, vigilância permanente, rede de incêndios e grande parqueamento automóvel. Não falta, ainda, aconselhamento técnico a quantos desejam instalar-se.

Sete empresas, com destaque para a Quimialmel (do grupo internacional Quox), a Chartwell Actives (firma norte-americana de princípios activos para a indústria farmacêutica) e a A4F Algae for Future (projecto de produção e transformação de microalgas), já iniciaram operações ao lado da Solvay, beneficiando da sua infra-estrutura ímpar.