Teste ao Plano de Emergência

Mesmo quando tudo corre bem, sob rigorosos sistemas de prevenção e segurança, é preciso pensar nos riscos e no imprevisto. Esta atitude está bem presente na Solvay e levou à realização, na fábrica de Póvoa de Santa Iria, de mais um treino de activação do Plano de Emergência Interno (PEI).

Simulacro PEIClick to enlarge

A simulação de um incidente à escala real representa a oportunidade de envolver a Empresa e os parceiros instalados no Business Parknum exercício de emergência, e de verificar a prontidão e a eficácia dos mecanismos de resposta preparados ao longo do ano.

Ao teatro de operações foram chamadas a brigada de incêndio e a equipa de socorristas, que intervieram em estreita cooperação com os Bombeiros da Cidade, testando procedimentos, equipamentos de protecção e intervenção, e meios de socorro. 

Mais de uma centena de participantes no simulacro ensaiaram uma reacção de evacuação, parcial e serena, para um ponto de encontro seguro; vários operacionais combateram um incêndio num equipamento de produção; e a célula de crise testou quer a eficácia da sua actuação sob stress quer as rotinas definidas no PEI, tanto de ordem técnica como comportamental e de relação com as partes interessadas externas.