A Solvay Portugal e a Economia Circular

A Solvay compromete-se com objectivos ambiciosos no horizonte 2025, no quadro da sua estratégia de sustentabilidade e, em particular, de descarbonização da sua carteira de actividades, como resposta ao desafio da mudança climática.

  Solvay Instalacao Hidrogenio Click to enlarge

Alinhada com esse compromisso e com o programa Excelência Operacionalda sua área de negócio, a Solvay Portugal tem vindo a executar alguns projectos, na sua unidade de Póvoa de Santa Iria, que inscrevem o seu empenhamento de desenvolvimento sustentável no moderno conceito de Economia Circular.

Um desses projectos consiste na recuperação e valorização do hidrogénio (excedentário do processo produtivo) na geração de vapor, o que acrescenta eficiência ao sistema energético e aumenta a competitividade de uma forma sustentável.

As caldeiras de produção do vapor destinado à Fábrica passaram a dispor de um novo queimador e a ser alimentadas pelo hidrogénio excedentário do processo, o que constitui uma solução inovadora de recuperação e valorização de uma matéria-prima alternativa.

A substituição do gás, um recurso importado, pelo hidrogénio resultante da electrólise de salmoura na instalação do clorato de sódio já atingiu, em 2016, uma média mensal de utilização a rondar os 54 por cento.

A Solvay Portugal já utilizava uma fonte de energia limpa (gás natural) nas suas caldeiras, mas reduziu ainda mais as emissões associadas à geração de vapor, dado que a queima do hidrogénio produz vapor de água, e melhorou a eficiência do seu processo produtivo.