Solvay distingue unidade da Póvoa como fábrica limpa, segura e sustentável

A Solvay Peroxides, negócio global do Grupo na área dos produtos peroxidados, atribuiu à unidade de produção de água oxigenada da Solvay Portugal o prémio anual Clean Plant Operation (CPO) relativo a 2017.

  Premio CPO Click to enlarge

Esta distinção traduz o reconhecimento internacional pelo Grupo da abordagem muito eficiente ao programa Clean Plant Operatione dos progressos registados na unidade de produção de água oxigenada da Solvay Portugal.

“Este prémio conferido à fábrica da Póvoa, considerada ‘campeã’ em 2017, realça a melhoria das condições de trabalho, a preocupação com o ambiente, a segurança, a sustentabilidade e, em particular, o progresso alcançado na habitabilidade da área industrial para os colaboradores da Empresa”, comenta André Alexandre, Engenheiro de Produção e Responsável Laboratório.

Os resultados obtidos na unidade da Póvoa, explica André Alexandre a respeito deste índice de sustentabilidade – uma iniciativa lançada em 2015 e definida como essencial ao desempenho da Solvay Peroxides –, reflectem “o forte compromisso que temos mantido com o objectivo de prevenir a fuga de resíduo orgânico, em vez de a aceitar como normal no processo e de optimizar a sua recuperação e reciclagem”.

As melhores práticas de segurança e sustentabilidade têm, assim, também um reflexo económico para a Empresa. “Com o esforço e a dedicação dos nossos colaboradores, foi possível dar um passo fulcral para melhorar a atitude e a exploração da unidade e torná-la mais produtiva, mais organizada, com uma imagem mais cuidada e com menos operações de limpeza e recuperação de fluidos da fabricação", acrescenta o mesmo responsável técnico.

A aplicação do programa Clean Plant Operationtem proporcionado melhorias na generalidade das fábricas de peróxido de hidrogénio do Grupo e constitui, por isso, um mecanismo ao serviço da excelência operacional. Só que, na unidade da Póvoa, o progresso nos parâmetros analisados foi tão significativo que a entrega do galardão à equipa portuguesa, feita dia 8 de Junho corrente, por Amitte Gulamhussen, em representação da GBU Peroxides, teve um sabor muito especial.