Sete anos sem acidentes com baixa

  Painel de Segurança Click to enlarge

Desde 2011, a realidade da Empresa mudou muito, a ponto de ter conseguido este resultado notável e de os seus colaboradores tudo continuarem a fazer para consolidar a ambição ZERO ACIDENTES.

Mudaram as actividades desenvolvidas na Fábrica, mudou o conceito de negócio, mudou o número de colaboradores, mudou a forma de trabalhar, mudaram a sensibilidade e a atenção com que, hoje, a Solvay encara a Segurança.

Observando os últimos quatro anos da nova organização da Empresa, o que se pode encontrar de diferente? Pois bem:

- Uma nova Autorização para o Trabalho, um novo fato de protecção individual e novo calçado de segurança;

- Uma nova forma de encarar os trabalhos em altura, nomeadamente quanto ao uso de escadas e escadotes;

- Uma nova lógica de Segurança com as ‘Oito Regras Solvay que Salvam Vidas’;

- Um Dia da Segurança comemorado anualmente;

- Uma abordagem diferentes às análises de risco de processo;

- Novos referenciais normativos e nova certificação;

- Novos programas estruturados, como a abordagem da Excelência em todas as áreas.

“Estas iniciativas e muitas outras contribuíram para que cada um/a de nós, nos diferentes sectores, funções e responsabilidades, disponha de mais e melhores condições para um trabalho seguro”, comenta Patrícia Cecílio,coordenadora das áreas de Segurança, Saúde e Ambiente na Solvay Portugal.

“Mas nenhuma destas iniciativas, por si só, foi suficiente para atingirmos os sete anos sem acidentes com baixa: a chave deste sucesso foi e tem de continuar a ser a nossa atitude, o nosso comportamento, a nosso compromisso, o nosso detalhe na análise dos trabalhos”– acrescenta a mesma responsável.

E Patrícia Cecílio remata afirmando uma firme convicção:“Mudámos muita coisa nestes sete anos, contudo não podemos mudar, nem abrandar sequer, esta mentalidade de prevenção e pró-acção. O caminho da Segurança faz-se caminhando e temos sempre mais caminho pela frente”.