Product Stewardship reforça parceria com clientes

A Solvay Portugal procura estabelecer parcerias sólidas e próximas dos seus clientes, um objectivo estratégico de crescimento e sustentabilidade das operações industriais em que a função Product Stewardship desempenha papel essencial. “Acreditamos que, estando perto dos nossos clientes, mais facilmente conheceremos as suas reais necessidades e melhor poderemos antecipar e satisfazer as suas expectativas”, considera Carlos Faustino, Logistics & Services Manager.

  Product Stewardship Click to enlarge

Exemplos ilustrativos da actividade recente de Product Stewardship‒ a gestão das questões de protecção ambiental, segurança e saúde centradas no próprio produto ‒ são as visitas realizadas ao complexo petroquímico da Galp (Sines) e às instalações da Cipan (Carregado), locais onde estes clientes dispõem de reservatórios de peróxido de hidrogénio.

Outra situação destacada por Carlos Faustino respeita à visita efectuada por quadros da Navigator à Fábrica da Solvay, um encontro que permitiu analisar os temas logísticos e suas implicações, mas também aspectos relacionados com a segurança dos postos de carga e descarga dos produtos e matérias-primas. No terreno, foram observados os procedimentos em curso, as medidas de segurança aplicadas, o equipamento de protecção individual utilizado e, ainda, alguns pontos com margem de melhoria.

Houve oportunidade de partilhar experiências, esclarece o mesmo responsável, e “foram analisadas ao pormenor as operações de descarga de clorato de sódio, pois tinham sido detectados riscos significativos”.

Em suma, “foi uma visita frutífera para ambas as partes e permitiu avivar no cliente a percepção de que estamos cá não só para fornecer um produto de qualidade, mas também para o auxiliar na construção de instalações que permitam manusear o produto nas melhores condições de segurança”, remata Carlos Faustino.