Ministro da Economia e Secretário de Estado da Energia visitam a Solvay

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, distinguiram a Solvay com a realização de uma visita de trabalho, dia 4 de Maio, no seguimento de conversações que a Empresa tem mantido com o Ministério da Economia no decurso dos últimos meses.

  visita-do-governo Click to enlarge

O Presidente da Solvay Peroxides GBU, Georges Crauser, o Director-Geral para a Região Ibérica, Jorge Oliveira, e o Administrador-Delegado da Solvay Portugal, Luís Saldanha da Gama, juntamente com a equipa de direcção, foram os anfitriões desta visita de trabalho à Fábrica de Póvoa de Santa Iria, durante a qual os membros do Governo e os dirigentes da Solvay discutiram a actividade industrial do grupo Solvay em Portugal e os factores de competitividade subjacentes à mesma.

O Embaixador da Bélgica acreditado em Lisboa, Boudewijn Dereymaeker, que acompanha com atenção as operações da Solvay no país, participou também no encontro inicial, em que a questão do elevado custo energético (comparativamente às condições de acesso à energia de que beneficiam os concorrentes em países terceiros) e o projecto do Solvay Business Park prenderam as atenções.

A visita prosseguiu com uma sessão de apresentação dos projectos dos parceiros recém-chegados ao Business Park. A Solvay sentiu-se honrada pela presença, também, do Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, do Vice-Presidente Fernando Paulo Ferreira e, ainda, do Vereador António Oliveira, que se juntaram à visita.

A Chartwell Actives, liderada por José Eduardo Fernandes, e a A4F Algae for Future, dirigida por Nuno Coelho, as duas novas empresas (num total de sete) que passaram recentemente a partilhar com a Solvay o perímetro industrial, apresentaram os seus projectos de natureza tecnológica.

Todos os participantes sublinharam a importância do investimento da Solvay no seu novo parque industrial, uma iniciativa empreendedora que conduzirá à criação de mais postos de trabalho e à geração de produtos de valor acrescentado em tecnologias de ponta. A inovação foi tema central ao longo da tarde.

O Business Park representa uma oportunidade tanto para a Solvay como para os seus parceiros, aos quais a Solvay fornece instalações e serviços com notórias vantagens, quer em termos de infraestruturas quer de utilidades para fins industriais. Todos beneficiam de uma cultura de indústria química de alta qualidade e com um forte compromisso com a segurança. O projecto tem vindo a ganhar atenção acrescida de parte das autoridades nacionais e locais e, também, de companhias líderes em vários sectores económicos.

A Chartwell Actives é uma empresa norte-americana com técnicos altamente qualificados dedicados à I&D em ingredientes activos farmacêuticos (API). A A4F Algae for Futureé uma empresa portuguesa de bioengenharia, que desenvolve projectos para a produção industrial de microalgas, para produtos à base de microalgas e aplicações.