Estágio na Solvay premiado pela Ordem dos Engenheiros

A jovem engenheira Inês Filipa Pedro foi galardoada pela Ordem dos Engenheiros (OE) com o prémio “Melhor Estágio 2017”, na especialidade de Engenharia Química e Biológica, pelo trabalho desenvolvido ao longo de um ano no âmbito do sistema integrado de gestão da Solvay Portugal.

Premio OE_InesClick to enlarge
O reconhecimento foi testemunhado por ocasião do Dia Nacional do Engenheiro 2018, celebrado na cidade do Porto, momento que a OE escolheu para homenagear os engenheiros portugueses e, também, para distinguir entidades internacionais, personalidades de destaque da sociedade portuguesa e membros jovens e seniores da Ordem.

Inês Pedro recebeu o seu prémio das mãos do Presidente do Colégio de Engenharia Química e Biológica, Eng. Luís Araújo, no decurso de sessão solene organizada na Fundação Eng. António de Almeida.

O estágio, realizado sob a orientação do Eng. António Victor Oliveira, consistiu no desenvolvimento do projecto de “Adaptação do sistema de gestão integrado (Qualidade, Ambiente e Segurança) da Solvay Portugal aos referenciais normativos ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015”, e dos ajustes subsequentes à estrutura da Empresa e à organização dos processos.

O trabalho envolveu a análise do sistema de gestão da Empresa e dos seus processos, assim como o lançamento de um novo sistema de recolha de ideias inovadoras ‒ “Got it!”, efectuados em paralelo com o estudo dos novos referenciais normativos e das versões precedentes.

Além destas componentes, o estágio abrangeu ainda a vida da Empresa e os seus projectos, em particular o “Got it!”, de que Inês Pedro foi gestora, o lançamento do programa “Excelência Operacional” e a assessoria ao departamento Manutenção. Isto, por coincidência, na altura em que a Solvay Portugal assinalou os seus “20 anos de Qualidade”.