ALGATEC já produz microalgas no Solvay Business Park

  Microalgas Click to enlarge

Num processo de produção contínua e colheita diária de microalgas, o ALGATEC explora neste momento uma área de implantação à roda de 4000 metros quadrados, a que correspondem cerca de 30 metros cúbicos de cultura de uma espécie de microalgas especialmente resistente ‒ a Nannochloropsis.

O investimento conjunto anunciado pela LusoAmoreiras e pela A4F Algae for Futurepara o Solvay Business Park arrancou no segundo semestre de 2017, com a construção de instalações à beira do Tejo, e a produção de biomassa teve início em Abril deste ano.

O projecto, que associa a biotecnologia e a inovação às microalgas,“tem sido desenvolvido consoante planeado, quer em termos de investimento, quer de instalações ‒ construções e equipamentos – quer, ainda, de capital humano”, observa Melissa Fernandes, Marketing & Communication Manager da A4F.

Segundo informa,“o ALGATEC opera presentemente, na Póvoa de Santa Iria, com 23 pessoas, das quais 13 resultantes de novas contratações iniciadas em Setembro do ano passado”. Geração de emprego qualificado, que inclui engenheiros químicos, biológicos e mecânicos, maioritariamente jovens mestres.

A A4F, explica Melissa Fernandes, dispõe de uma “algoteca” no seu laboratório em Lisboa, de onde provêm as espécies a produzir. Após a cultura inicial e uma etapa intermédia de crescimento e concentração no laboratório ALGATEC, no Solvay Business Park, as microalgas são transferidas para as "paredes verdes” do parque – 50 flat panels, cada um com 20 metros de comprimento –, onde se proporcionam as condições indispensáveis ao seu crescimento, isto é, a combinação apropriada de exposição solar, dióxido de carbono e água salgada.

O processamento final através de centrifugação, para extracção do excesso de água, produz um volume significativo de biomassa muito rica em nutrientes, com variadas aplicações, entre as quais a alimentação do peixe de aquacultura.

Descubra muito mais a respeito do ALGATEC Eco Business Park acedendo a este link no YouTube.

https://www.youtube.com/channel/UC2cI5Zq7LOobtfjilcsrk-w