Treino do Plano de Emergência Interno

A Solvay Portugal realizou mais um exercício do seu Plano de Emergência Interno (PEI), com a colaboração activa dos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria.

Foto Treino PEIClick to enlarge
O guião simulou a ocorrência de um incêndio originado por uma fuga localizada de hidrogénio, que a equipa de intervenção da Fábrica começou por controlar e que seria extinto após a rápida intervenção especializada dos bombeiros.

Mais de 20 actores estiveram no teatro de operações, sob o olhar atento de árbitros independentes, e todas as pessoas na ocasião presentes nas instalações, quer da Solvay quer das empresas residentes no Solvay Business Park, participaram num treino de evacuação para os pontos de reunião.

Na avaliação final de Luís Saldanha da Gama, Director da Fábrica, “o exercício constituiu mais uma experiência positiva, pois permitiu-nos ensaiar as comunicações, treinar as rotinas de intervenção e evacuação, e testar os procedimentos de informação às autoridades competentes, à comunidade vizinha e aos média”.

Um dos actores simulou uma queda e a fractura de um pé, mas os cuidados de enfermagem operaram um autêntico milagre e, minutos depois, em vez da hospitalização, lá teve de voltar ao trabalho…