Segurança em tempos de pandemia

A paragem anual de uma instalação industrial, para limpeza, manutenção e conservação de equipamentos, constitui sempre uma operação complexa, a exigir rigorosa planificação técnica e boa coordenação das equipas e dos meios mecânicos indispensáveis.

Stop for cleaning and maintenance of the equipment Click to enlarge

Numa unidade química, na presença de numerosas substâncias e sistemas integrados no processo produtivo, essa complexidade é ainda maior, sendo necessário, além de programar os fornecimentos a clientes, avaliar os riscos, acautelar os procedimentos de segurança, e preparar e acompanhar no terreno a execução dos trabalhos. Este ano, na presença da Covid-19, o grau de dificuldade cresceu ainda mais, pois houve que somar aos preparativos habituais ainda as normas de higiene e protecção a respeitar por todos os colaboradores dos diferentes empreiteiros chamados a prestar serviços. 


“O plano de paragem foi executado com serenidade, sem stress e conseguimos efectuar todos os trabalhos ao longo da semana em que planeámos a interrupção da actividade das fabricações”, refere Teresa Nabais, directora de Produção da Solvay Portugal. 


“Acompanhámos as equipas no terreno e verificámos que trabalhavam em segurança, isto é, cumprindo as ‘Regras Solvay que Salvam Vidas’ e aplicando as medidas de prevenção do novo coronavírus, a começar pelo controlo de temperatura à chegada e desinfecção das mãos, e a prosseguir pelo uso de máscara e demais equipamento de protecção individual ”, explica Teresa Nabais.