Indústria europeia de algas veio conhecer o ALGATEC

O parque empresarial da Solvay acolheu os líderes da indústria europeia de algas, que vieram a Portugal debater questões ligadas à comercialização dos produtos e aplicações à base de algas. Tratou-se da nona edição da Cimeira Europeia da Indústria de Algas e a feliz oportunidade chegou pela mão da A4F Algae for Future, que organizou uma visita exclusiva ao ALGATEC Eco Business Park, novíssima plataforma produtiva em franco crescimento na margem direita do Tejo.

Visita ao AlgatecClick to enlarge

A conferência promovida em Lisboa centrou-se no aprofundamento de dois temas: o trabalho conjunto da indústria tendente à regulação e padronização dos seus produtos, em especial os produtos alimentares; e o esforço daatracção de investimentos e de criação de parcerias rentáveis.

O programa foi antecedido pela visita à Póvoa de Santa Iria de um número limitado de delegados, que tiveram o ensejo de conhecer em pormenor o projecto ALGATEC, quer através dobriefingde acolhimento por Nuno Coelho,CEOda A4F, que apresentou o parque de produção de microalgas e os projectos em curso, quer através da visita ao local, efectuada por grupos, num comboio turístico. Uma experiência real de economia circular.

O ALGATEC Eco Business Park, desenvolvido pela A4F em parceria com a LusoAmoreiras e a Solvay, visa a instalação de uma plataforma integrada (numa área de 14,2 ha) de unidades de produção e processamento de microalgas numa localização geográfica de excelência, com elevada radiação solar, fontes de água e disponibilidade de matérias-primas.

O ALGATEC, que deverá tornar-se no maior centro de produção de microalgas da Europa, tem presentemente em execução três projectos inovadores, com tecnologias de ponta, para a produção de microalgas e extractos de microalgas destinados à indústria alimentar e rações.

A proximidade a universidades e institutos de investigação permitirá o desenvolvimento de umclusterde apoio aos empresários e investidores no campo das microalgas,com o processo de transferência de conhecimento entre pesquisa aplicada, produção industrial, desenvolvimento de produto e comercialização.