Bem-estar no trabalho e segurança

Existe uma relação estreita entre o bem-estar no trabalho e a segurança. O estado em que cada um/a se sente é produto da sua natureza (algumas pessoas são mais “felizes” do que outras) e do ambiente que o/a rodeia. Num ambiente agradável, as pessoas podem viver mais dias “felizes” do que “stressantes”.

Foto GinasticaClick to enlarge
A Solvay interpreta esta ideia no sentido, também, de o bem-estar no trabalho influenciar o desempenho na área da segurança. Por isso, as actividades lúdicas, saudáveis e desafiantes programadas para o Dia da Segurança ‒ evento anual que sublinha a importância da prevenção dos riscos e dos comportamentos seguros, tanto no trabalho como na vida privada ‒ procuraram associar as Regras Solvay que Salvam Vidas ao Bem-Estar no Trabalho.

Todos quantos puderam participar – quase 90, entre colaboradores Solvay e de empresas externas e/ou parceiras no Business Park – manifestaram agrado pela jornada, que incluiu ginástica laboral, a começar o dia, e aconselhamento sobre ergonomia no posto de trabalho; prevenção cardiovascular; um exercício artístico, por equipas, dedicado às Regras que Salvam Vidas; e uma palestra motivacional sobre resiliência, a encerrar o programa.

O profissionalismo e o empenho da Equipa Segurança estiveram na base do êxito da iniciativa, que beneficiou da valiosa contribuição do grupo de emergência pré-hospitalar dos Bombeiros da Póvoa de Sta. Iria, de Sara Pedrosa (Healthy Generation) e da triatleta Malvina Gomes.