Solvay: 20 anos de certificação dos sistemas da Qualidade

A Solvay celebra duas décadas de certificação dos seus sistemas de gestão ‒ um compromisso com a Qualidade, de que é pioneira em Portugal, e um requisito da Excelência Operacional.

  20 Anos Certificação Click to enlarge

Envolvimento da gestão de topo, implicação de todos os colaboradores, valorização e garantia da qualidade dos processos de produção, instalação e serviço ao cliente, sustentabilidade a largo prazo. Vinte anos depois, permanecem intactos e, mesmo, reforçados os pressupostos que conduziram ao reconhecimento da Solvay como empresa pioneira na gestão da Qualidade Total em Portugal.

A apropriação do modelo que, à época, ficou conhecido por Gestão da Qualidade Total remonta a 1991, mas o primeiro marco foi alcançado a 6 de Setembro de 1996. A Solvay Portugal viu então certificado pelo Instituto Português da Qualidade, que o seu sistema, implantado na produção e comercialização de carbonato de sódio denso, cumpria os requisitos da Norma Portuguesa ISO 9002. Foi a primeira etapa numa longa caminhada, que a Solvay celebra agora, no âmbito do Dia Mundial da Qualidade, reunindo-se com entidades parceiras, clientes e fornecedores, colaboradores e antigos quadros impulsionadores da Qualidade.

O entendimento de que todos os processos são essenciais à qualidade do produto final e que esse resultado radica na responsabilização dos colaboradores, envolvidos nos objectivos da empresa, esteve na base do caminho percorrido. Hoje, a Solvay assume que o desempenho e a responsabilidade são inseparáveis e demonstra-o, nas actividades industriais e nos negócios, através da sua abordagem certificada Solvay Way.Com efeito, a Solvay Portugaltraduz essa ambição de sustentabilidade numa política integrada dos sistemas de gestão, que funciona como guia, ferramenta de monitorização e alavanca de progresso.

Luís Saldanha da Gama, Administrador-Delegado da Solvay Portugal e director da fábrica de Póvoa de Santa Iria, encara a Gestão da Qualidade como um investimento. “O grupo Solvay está em transformação e a nossa Empresa, em Portugal, sofreu também uma profunda reestruturação. Todavia, a base mantém-se. A certificação dos sistemas de gestão constitui um dos alicerces da excelência operacional e representa uma alavanca na construção do futuro das nossas actividades”‒ sublinha.

A Solvay Portugal adopta, hoje, uma política integrada de sistemas de gestão – Ambiente, Qualidade, e Segurança e Saúde no Trabalho ‒ pelos referenciais ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 (NP 4397), na busca da excelência nos seus processos, produtos e serviços.